Um dos pontos mais importantes na hora de escolher a melhor escola particular é analisar qual é a proposta pedagógica.
É a partir desse documento/conduta que você terá a oportunidade de conhecer a linha pedagógica adotada, a didática de ensino e o métodos de avaliação.
Um dos elementos principais da proposta pedagógica é a capacidade de valorizar a educação como meio de humanização e interação pessoal.
As escolas tradicionais, por exemplo, apresentam uma proposta mais voltada para a transmissão do conteúdo pedagógico por meio do professor, com foco na disciplina e na homogeneização do conhecimento.
Já as escolas que seguem a proposta construtivista tendem a encarar o ensino menos como um método e mais como uma concepção, dando ao aluno mais liberdade para construir o próprio conhecimento de acordo com a sua individualidade.
Caso o momento para escolher a escola dos filhos corresponda ao ensino fundamental, os pais devem atentar, que nesta fase, as crianças ainda precisam de espaço para brincar. Por isso, não devem abrir mão de uma escola com quadra de esportes, pátio e parquinho.
Relacionado a isso, também é ideal é que as salas tenham em torno de 25 alunos, no máximo.
Conheça nosso novo anunciante nas categorias:
- Escolas Particulares em Perdizes
- Escolas Particulares em Higienópolis
- Escolas Particulares na Pompeia
- Escolas Particulares na Lapa
Os pais devem perguntar sobre os horários das aulas, qual o tempo de intervalo entre elas e se, nesse momento, as atividades são monitoradas ou livres.
Saber o preço dos itens vendidos na cantina da escola é outro fator importante. Aqui, os pais podem verificar se existe a possibilidade de abertura de conta, para ser paga no final do mês, e questionar se a escola permite que a família envie o lanche dos filhos.